terça-feira, 17 de março de 2009

Mosaico de cópias.


Cópia pra mim é um assunto sem fim, igual a pobreza, a desigualdade social ou aqueles outros clichês de discussão.
Não adianta, todo mundo copia. Minha mãe sempre disse 'Onde vemos as coisas bonitas? Nos outros!'.
Ser original não é ser único. Provavelmente existe mais gente no mundo que gosta de ouvir Jack Johnson comendo um pacote de bolacha Passatempo.
Mas isso não quer dizer que você precisa sair por aí copiando e colando atitudes na sua personalidade e se tornando sombra das pessoas que você admira. O brilho dela nunca vai ser o mesmo em você.
Somos sim uma colcha de retalhos, e cada um costura de um jeito os pedacinhos de tecido. E até os objetos materiais produzidos em massa tomam proporções incrivelmente originais em cada um. O seu loiro acinzentado não tem o mesmo tom do cabelo da vizinha e sua blusa preferida não cai tão bem na sua melhor amiga.
Podemos nascer de ficha limpa, mas quando abrimos os olhos vemos que o mundo já está pronto, cheio de atitudes, estilos e idéias e saída está na sutileza de pegar a agulha e formar o seu mosaico de cópias. E esse monte de listras, cetins e florais quando montadas do seu jeito, tornam-se um tecido singular e pronto para se tornar retalho de outro alguém.


Pauta para o tudo de blog: "Todos nascemos originais e morremos cópias." Afinal, copiamos uns aos outros o tempo inteiro. Queremos fazer parte de um grupo? Temos medo de ser diferentes? E quando é o contrário, e alguém tenta copiar tudo o que somos e gostamos?

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeita!!! amo vc!