sexta-feira, 10 de setembro de 2010

De: Daniela de hoje Para: Daniela de amanhã

                                            Olá, tudo bem?
Sei que você está cheia de dúvidas nesse momento. O jornalismo, sua tão sonhada faculdade, passa por um período de transição. As aulas de fotografia parecem vagas demais comparadas ao mundo digital que nos cerca. E o rádio e as revistas estão sendo passados para trás pelos ipods e ipads.
Mas sei que você encontrar seu caminho. Uma viagem pro exterior já está sendo programada e na bagagem você vai trazer muito mais que um idioma fluente e alguns souvenires. Seu objetivo principal é sair desse cenário cor de rosa e enfrentar o mundo, mesmo que tenha apenas pequenos 20 anos.

Porém, quem falou que a realidade é fácil? Mesmo morando numa cidade interiorana e aparentemente tranqüila, o lado de fora do apartamento é cheio tragédias, dores e violência. No sinaleiro existem crianças trocando a escola por malabares. E constantemente nas periferias adolescentes morrem queimados por não pagarem a dívida do crack.

O governo faz programas e dá subsídio para algumas mudanças acontecerem, mas ainda é muito pouco. A educação básica não cumpre seu papel e talvez a história não mude durante bons anos.
Daqui a algum tempo as crianças estarão usando coletes prateados e se alimentando através de cápsulas, mas ainda continuarão sendo analfabetos funcionais.

É por isso Dani que você precisa começar a agir. Sei que você já ajuda quem precisa através de doações, mas você pode mais. Esse ano vamos eleger o novo presidente do Brasil e você deve exigir que ele mexa nas bases, transforme, mude. Assim, quem sabe, as crianças de coletes prateados além de se alimentarem através de cápsulas também aprendam a ler e escrever.

Acredite, daqui 10 anos questões como “O fim do jornal impresso” ou “A dominação da internet” serão ultrapassadérrimas. Você terá que enfrentar problemas maiores, com certeza. O meio ambiente estará mais farto do que nunca e a falta de chuva ou o grande volume delas será apenas um dos grandes problemas que terá pela frente.

Portanto, faça valer o hoje. Invista suas energias em conhecimentos sustentáveis e implore por melhoria na educação. Não deixa que as dúvidas assolem ou faça você desacreditar. Não troque a satisfação pessoal por um bolo de dinheiro.

Você vai aprender a viver com o que te faz bem, não importa se isso significa passar o final de semana na Praia Grande ou viajar meses pela Europa. Sonhe com o apartamento perfeito, com as fotos preto e branco penduradas na parede e com o sofá vermelho na sala.

Escolha pessoas ao invés de máquinas e aproveite, aproveite muito. Porque talvez, no futuro, serão as máquinas que escolherão as pessoas e aí, só resta ser boazinha para que alguma escolha você.

8 comentários:

Um brasileiro disse...

Olá. Muito interessante. Estive aqui e gostei. Parabens. Apareça por lá. Abraços.

Debbys disse...

Nossa, bateu até um medo aqui... às vezes eu tendo afastar um pouco a realidade só pra ficar um pouco feliz e desestressada, mas logo ela aparece de novo... mas é isso, vá em frente e coloque seus ideais em prática, pois pode parecer difícil, mas é assim que ajudamos a mudar a situação. xD
bjsss

Nati Pereira disse...

Aproveitar é o segredo. Beijo

Unknown disse...

Faça o quiseres, pois é tudo da lei.

Dani Santos disse...

Amei o post!! Me fez pensar na minha vida, se o que eu estou fazendo hj realmente vale a pena!!

Adorei mesmo!! beijos :*

Bruna Brasil disse...

MUITO legal essa ideia que você teve. A carta ficou ótima.

Unknown disse...

Nossa amei *-*
A internet existe e faz muito tempo, mas nem por isso os jornais, as revistas informativas perderão a sua vez. Não me imagino sem estas fontes de informações. E sobre como a natureza estará daqui alguns anos (vc citou no seu texto) espero que não.
Apesar do seu texto esta lindo, o futuro descrito nele me aparenta ser muito triste, tomara que este future desta forma nunca venha. Tudo do melhor para ti.

Laísa disse...

Ameeei o post! Pura verdade! Aliás, amei o blog e a forma com que você escreve.
Sou nova nesse mundo de blogs, mas se quiser dá uma passadinha por lá (:
Beeijinho!

http://tudo-imprevisivel.blogspot.com/